Uma caixa de leite pode se transformar em hotel para abelhas solitárias

6 janeiro, 2020

Por aqui, não nos cansamos de repetir que as abelhas são fundamentais para a produção de alimentos e para a manutenção da vida no planeta, nem de denunciar como o uso desenfreado de agrotóxicos vem exterminando-as aos montes, no Brasil e no mundo.

No entanto, ainda há motivos para se ter esperança. Um vídeo postado na Internet, ensina como podemos acolher esses insetos preciosos e contribuir para a sobrevivência da espécie.

Trata-se da produção de uma colmeia caseira que, de quebra, ainda reaproveita um material presente no cotidiano de muitos de nós e que costuma simplesmente acabar no lixo.

Do que você vai precisar

Para construir o “hotel para abelhas”, como foi chamado, basta ter uma tesoura, um pedaço de fita, canudos de madeira oca (de bambu, por exemplo) e uma caixa de leite vazia.

Na verdade, pode ser qualquer embalagem do tipo Tetra Pak, daquelas que muita gente não pensa duas vezes antes de descartar.

1 – Corte a parte de cima da embalagem do tipo Tetra Pak

2 – Opcionalmente, decore a parte de fora da caixa

3 – Encha a caixa com as madeiras ocas até preencher totalmente a estrutura

4 – Amarre a fita em volta da embalagem

5 – Pendure o hotelzinho em um local seguro, de preferência ao ar livre (no galho de uma árvore, por exemplo)

6 – Tome o cuidado de fixar as laterais da caixa para que não balance com o vento

7 – Pronto! Agora as abelhas terão um pouso seguro.

Esse tipo de colmeia tem o potencial de atrair as chamadas “abelhas solitárias”, o que corresponde a aproximadamente 85% da população desses insetos polinizadores.

Ao contrário do que muitos pensam, as abelhas nem sempre vivem em bandos.

Muitas vagam sozinhas pela natureza onde, infelizmente, correm o risco de morrerem envenenadas, dada a disseminação dos agrotóxicos nas lavouras.

Agrotóxicos que são capazes de contaminar, inclusive áreas selvagens no entorno de seu habitat, além de deixar as abelhas viciadas.

Fonte: Ciclo da Vida

Comentarios