Temporal na região sul mobilizou centenas de trabalhadores da Energisa

8 outubro, 2020

Chuva, descargas elétricas e objetos que voaram sobre a rede provocaram mais de 2 mil danos na rede elétrica desde domingo à tarde.

Mais de 200 equipes trabalham, dia e noite, para atender todas as ocorrências e restabelecer energia nas localidades atingidas.

Desde domingo (04), municípios da região sul de Rondônia estão sendo atingidos por temporais com ventos de até 80 km/h.

A combinação de chuva, com um elevado volume de descargas elétricas e de objetos que voaram sobre a rede elétrica provocou mais de 2 mil ocorrências nos municípios do Cone Sul.

Cerca de 50% ocorrências foram resolvidas de forma remota, por meio da tecnologia de religamento automático instalada pela empresa.

Nas redes sociais, os moradores registraram a severidade do clima e também a mobilização das centenas de equipes em todo estado. “Tem funcionários da Energisa por todas as ruas”, escreveu um morador de Vilhena.

O diretor-técnico da Energisa, Fabrício Sampaio, explica que os eletricistas estão trabalhando em regime de revezamento, 24 horas por dia, para atender todas as ocorrências.

Ele atribui o rápido restabelecimento da maioria dos clientes aos resultados do sólido investimento de R$ 1 bilhão realizados nos últimos dois anos.

O reforço das equipes com a contratação de mais eletricistas e técnicos foi essencial, porém, para garantir o acionamento rápido do plano de contingência da empresa e deslocar equipes adicionais para a região.

“Conseguimos fazer isso sem deixar outras áreas de atendimento descobertas, já que os alertas de chuvas seguem sinalizando a possibilidade de novos eventos climáticos”, explica Sampaio.

O diretor explica, porém, que a configuração da rede de energia no estado apresenta complicadores adicionais. É o caso da grande quantidade de clientes isolados.

Muitas vezes, estradas e pontes também ficam danificadas nas chuvas, o que amplia a dificuldade. “Apesar das dificuldades de acesso, os colaboradores estão conseguindo chegar a pontos distantes.

Sinal de que as intervenções realizadas depois das fortes chuvas de agosto ajudaram a evitar novos contratempos”, frisou diretor.

Fonte: Assessoria

Comentarios