Semagri inicia entrega de 160 toneladas de calcário a produtores em Vilhena

16 dezembro, 2020

Trabalho que fertiliza o campo colabora para aumento da produção dos pequenos produtores do município.

Na tarde desta segunda-feira a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) entregou a primeira etapa das 160 toneladas de calcário dolomítico que serão entregues aos produtores da Associação dos Pequenos Produtores do Setor Aeroporto (APPSA).

Mais de trinta famílias serão beneficiadas com calcário em suas propriedades. A entrega faz parte da emenda do deputado Luizinho Goebel destinada para Vilhena.

Cada família vai receber cinco toneladas de calcário, que vão ser distribuídas igualmente para os 32 produtores associados. A entrega faz parte do recurso destinado da emenda do deputado estadual Luizinho Goebel de quase R$ 300 mil para compra de 5,5 mil toneladas de calcário.

As primeiras aplicações do calcário foram acompanhadas pelo prefeito Eduardo Japonês que ressaltou o trabalho da Prefeitura em prol dos produtores.

“A Agricultura teve grandes realizações durante nossa gestão. Temos que trabalhar para quem precisa e aqui, estes produtores, estão sendo muito beneficiados com o calcário, pois ele é a base para o início do plantio.

Preparando bem a terra agora eles podem começar a safra com o pé direito”, destaca o prefeito. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) tem semanalmente carregado e distribuído calcário nas associações de produtores do município.

Utilizado para corrigir o solo, o insumo será entregue mediante requerimento feito na Semagri pelo cadastro de produtor rural. A entrega acontece por ordem de pedido na secretaria. O secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, detalha as etapas do processo para os interessados terem acesso ao benefício.

“Nós cadastramos os produtores e quando eles têm os requerimentos aprovados, realizamos todo o trabalho, desde a entrega até a aplicação do fertilizante na terra. Hoje nosso trabalho é reconhecido e agradeço a todos os produtores rurais por confiarem no trabalho de responsabilidade da nossa secretaria”, explica Jair.

Até agora, além da APPSA, citada no início do texto, já foram beneficiados os produtores da Ascuv (Associação dos Chacareiros União da Vitoria), da Cooperfrutos e Apronvida (Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Vida).

“Ao fazermos algo para melhorar a produção e a qualidade de vida de quem mora no campo, estamos investindo em nosso povo. Eu agradeço ao deputado Luizinho Goebel, que é um verdadeiro parceiro do nosso município, que destinou essa verba.

E agora está aí, o calcário está chegando e nós já estamos distribuindo. Cada um fazendo a sua parte. É assim que a gente cresce”, assegura o prefeito Eduardo Japonês.

A Secretaria Municipal de Agricultura funciona no Paço Municipal da Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Por SEMCOM PMV

Comentarios