Sema promove dia do Cacau para disseminar novas tecnologias a produtores da região

1 abril, 2019

O evento ocorreu na manhã da última quinta-feira (28), no Parque Botânico de Ariquemes. Realizado em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).

Também contou com a participação da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAR), Faculdade de Meio Ambiente (FAEMA), Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril (IDARON), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Associação dos Bombeiros Civis de Ariquemes (ASBOCAR), Policia Militar Mirim do 7º BPM e Secretaria Municipal de Agricultura, Industria e Comércio (SEMAIC) .

O objetivo, de acordo com o Secretário da SEMA, Vilmar Ferreira, era fortalecer a lavoura cacaueira de Ariquemes através da disseminação de práticas e técnicas produtivas modernas de melhoramento da cultura e técnicas de clonagem.

“Além disso, também foram feitas demonstrações de subprodutos do cacau, tipos de financiamentos, etapas para o licenciamento ambiental e esclarecidas dúvidas relativas à produção do cacau e doenças. ” Afirmou.

Ao todo foram montadas sete estações de palestras para os visitantes, que abordaram os temas: Sistemas Agroflorestais, Modelo de Negócio do Cacau, Beneficiamento primário do Cacau, Defesa Sanitária Vegetal da Lavoura, Linhas de Crédito Rural, Reaproveitamento e destinação de lixo no Campo, Clonagem e adubação do cacaueiro e Segurança do trabalho.

Além destas temáticas, diversos atendimentos sociais foram ofertados pelas Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e acadêmicos da FAAR, com orientações jurídicas.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Comentarios