Sedam doa madeiras para reconstrução de pontes atingidas pela barragem

Uma ação conjunta entre Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Departamento de Estradas e Rodagens e Transportes (DER) está garantindo que madeiras apreendidas e provenientes do Plano de Manejo Florestal Sustentável sejam disponibilizadas.

Atendendo os trâmites legais, para a reconstrução das pontes atingidas pelo rompimento de uma bacia de decantação no município de Machadinho do Oeste, ocorrido no dia 29 de março.  A medida vai ao encontro de atender famílias que ficaram isoladas e estão passando dificuldades.

A ação foi enfatizada pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, que ressaltou a necessidade de um pronto atendimento às famílias.

“A questão ambiental é de suma importância, porém a social é prioridade, e a medida deve ser de forma célere e dentro da legalidade no intuito de legalizar as doações“, disse o governador.

Na região atingida, foram identificadas durante o período do rompimento sete pontes danificadas, como os acessos ao distrito Novo Oriente.

A Defesa Civil trabalha com o levantamento das pessoas isoladas e a partir disso, junto ao DER, já iniciaram ações de reparos para acesso às vias, garantindo o direito de ir e vir à população.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Elias Rezende, todos os trâmites legais administrativos foram adotados, vale ressaltar que a Sedam recebeu apoio do Ministério Público de Machadinho e do escritório regional do DER também em Machadinho do Oeste. Além disso, vários empresários se voluntariaram para ajudar no transporte de madeiras e equipamentos.

Fonte: Lívia Balbino Guimarães/Secom

Comentarios