Projeto Açaí forma 98 professores indígenas no dia 17 de setembro

O projeto forma professores indígenas de diversas etnias de Rondônia.

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio da Coordenação Geral do Núcleo de Educação Escolar Indígena realizará formatura de 98 professores indígenas da terceira fase do Projeto Açaí, no próximo dia 17, no Hotel Minuano, no município de Presidente Médici.

A informação foi prestada pelo coordenador do Núcleo de Educação Escolar Indígena, professor Antônio Puruborá, que informou que está em fase finalização, o último módulo dos 10 que foram inseridos este ano na terceira fase do projeto.

Puruborá disse que 98 indígenas vão concluir o ensino médio e desta forma poderão lecionar nas séries iniciais, no caso do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “Quero registrar que o Projeto Açaí já formou 220 profissionais e que atualmente Rondônia tem 231 professores indígenas que lecionam em 114 escolas de aldeias de distintas etnias”, disse o professor.

Atualmente existem quatro mil indígenas matriculados nas unidades escolares de Rondônia e os recursos, que antes eram do governo Federal, estão sendo agora do Governo do Estado e a formatura será dividia em duas cerimônias, sendo uma para os formandos que vivem em aldeias localizadas de Jaru a Vilhena. A outra deve contemplar aos que vivem em terras de Porto Velho a Guajará Mirim.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu deve participar da solenidade de formatura.

Fonte: Secom;

Comentarios