Prefeitura de Espigão do Oeste recupera nascentes na bacia do rio Palmeiras

6 setembro, 2025

Entre as iniciativas, destacam-se 82 nascentes recuperadas na Bacia do Palmeira, trabalho fundamental para restaurar a capacidade natural de produção de água e fortalecer o abastecimento local.

Espigão do Oeste está garantindo o futuro da nossa água! Depois de enfrentar a grave crise hídrica de 2023, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intensificou ações estratégicas para proteger nossos recursos hídricos e assegurar que esse cenário não se repita.

Entre as iniciativas, destacam-se 82 nascentes recuperadas na Bacia do Palmeira, trabalho fundamental para restaurar a capacidade natural de produção de água e fortalecer o abastecimento local. Mas não paramos por aí: estamos produzindo mudas para o reflorestamento das margens dos rios, ação essencial para evitar erosões, proteger a biodiversidade e manter o equilíbrio ambiental.

Outro passo decisivo é a ampliação do sistema de abastecimento de água, que conta com um projeto de grande porte: a captação de água diretamente do Rio Melgaço, em Pimenta Bueno, levando-a para o sistema de abastecimento de Espigão do Oeste. Uma obra estruturante que garantirá mais segurança e estabilidade no fornecimento de água para toda a população.

Essas medidas fazem parte de uma política pública responsável e planejada, unindo recuperação ambiental e investimentos em infraestrutura para proteger o bem mais precioso que temos: a água.

O compromisso da Prefeitura de Espigão do Oeste é claro e firme: agir hoje com determinação para que no futuro a população nunca mais em frente a falta de água. Cuidar das nossas nascentes, reflorestar e ampliar o abastecimento é cuidar da vida, da saúde e do desenvolvimento do nosso município.

Por Assessoria/Decom

Comentarios