Polícia Militar apreende mais de 1.800 m³ de madeira em 45 dias de fiscalização

24 fevereiro, 2021

Até a segunda quinzena de fevereiro de 2021, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) apreendeu mais de 1.800 m³ (um mil e oitocentos metros cúbicos) de madeira retirada ou transportada de forma ilegal.

Apreensões estas realizadas por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, muitas das vezes em operações conjuntas com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental-SEDAM.

O desmatamento e o transporte irregular de madeira são crimes que vem aumentando no Estado de Rondônia, se tornando um grande de ordem ambiental assim como um desafio para os órgãos de proteção ambiental.

Para compreendermos o tamanho dessa problemática, observemos que essa quantidade de madeira foi apreendida em apenas 45 dias e que em 01 ha (um hectare) de floresta nativa são retirados cerca de 40 m³ de madeira.

Sendo assim, até o fim do ano serão desmatados aproximadamente 270 hectare de floresta nativa de forma irregular, isso contando apenas com o volume de madeira que foi apreendido, pois a maior parte dos transportes irregulares não consegue ser interceptados pela fiscalização.

Os prejuízos financeiros com essa atividade ilícita também são imensos, pois as empresas que tem autorização para realizar o corte de árvores em floresta nativas investem muito em manejo florestal e pagamento de impostos.

E não conseguem acompanhar o preço da madeira no comércio ilegal sendo que, em muitos casos, acabam tendo que fechar suas empresas, encerrando as atividades e deixando inúmeras famílias desempregadas.

Quando a madeira é retirada de forma sustentável, a floresta é conservada para que continue a produção de madeira, já a extração irregular destrói toda a cobertura vegetal, inutilizando a área para tal fim.

Por esse motivo é importante a colaboração da sociedade, denunciando para que a fiscalização possa combater tais ilícitos, proporcionando a conservação dos recursos naturais para a atual e para as futuras gerações.

Assessoria/PM-RO

Comentarios