Poder Legislativo apoia ações da Semagric em projeto de lavoura de café em aldeia Indígena

17 novembro, 2019

O presidente, vereador Joveci do Pacarana pontuou a importância dos parceiros na execução desse projeto.

Na última semana a secretaria municipal de agricultura (Semagric) enviou um trator equipado com grade aradora para fazer o gradeamento de uma extensão de terra próxima a aldeia indígena Betel pertencente a etnia Suruí no entorno do distrito de Boa Vista do Pacarana.

O plantio de café Conilon na área da aldeia Betel, é um programa de incentivo da empresa cafeeira “Três Corações” através da cooperativa Surui, o objetivo é o incentivo de lavouras de café as comunidades indígenas.

Através de entendimento a “Administração Participativa” por intermédio da Semagric está contribuindo para a efetivação dessa parceria com os “parentes” no plantio de aproximadamente 1.500 mudas de café Conilon cedidas pela empresa “Três Corações”.

Ao destacar essa parceria com a comunidade indígena localizada na aldeia Betel, o vereador Joveci do Pacarana (PSDB) citou a importância da valorização do trabalho dos indígenas dessa comunidade que buscam novas alternativas de renda.

“Falando em nome dos demais vereadores eu quero dizer que o Poder Legislativo apoia e parabeniza ao prefeito Nilton Caetano (PP) por disponibilizar a Semagric para participar desse programa de plantio de café nas comunidades indígenas”.

Segundo o presidente apoiar novas alternativas de trabalho e renda tem sido a principal preocupação de sua gestão à frente do Poder Legislativo.

“Precisamos estar sempre buscando novas parcerias com entidades privadas com o objetivo de promover novos investimentos na nossa economia”, pontuou.

Joveci do Pacarana destacou a atuação do cacique Miguel Suruí como líder à frente da comunidade. “O cacique Miguel é uma grande liderança que está sempre buscando alternativas para o seu povo, prova disso é a parceria agora para a produção de café na sua comunidade”.

Autor: Luizinho Carvalho – Decom/Legislativo

Comentarios