PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

13 agosto, 2022

Foram encontradas duas espingardas calibre 32 e uma espingarda de pressão alterada para calibre 22.

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM realizou na segunda-feira, 8, uma operação policial com objetivo da proteção da Unidade de Conservação da Estação Ecológica Samuel – ESEC SAMUEL, no município de Candeias do Jamari.

Durante a fiscalização ambiental depararam-se com um local aberto na mata onde existiam diversas toras de madeira e uma máquina de serrar toras portátil em operação. Segundo o BPA, durante a averiguação as equipes foram surpreendidas pelo barulho de motosserra na floresta.

A equipe percorreu aproximadamente 300 metros em direção ao som do motosserra onde conseguiu abordar o infrator. Próximo aos policiais havia um trator arrastando toras de madeira para o local da esplanada, e após interceptado pelos agentes, foi abordado.

As equipes deslocaram-se à sede da propriedade onde fizeram contato com a esposa de um dos infratores a qual estava e permitiu que os policiais entrassem para realizar a vistoria da residência.

Nela foram encontradas três armas de fogo, sendo duas espingardas calibre 32 e uma espingarda de pressão alterada para calibre 22.  Na residência do segundo infrator foi encontrado um revólver calibre 22, carregado com seis munições, juntamente com uma caixa com 28 munições.

Diante dos fatos narrados os três infratores foram conduzidos à delegacia de Polícia por causar dano ambiental no entorno da Unidade de Conservação Estação Ecológica de Samuel sem autorização do órgão competente, conforme previsto no Artigo 40 Lei Federal 9605 e Artigo 50-A e por posse ilegal de arma de fogo.

Foram apreendidos dois Tratores, um guincho usado para rebocar as toras, uma máquina pá carregadeira. Todos o maquinário permaneceu no local devido não ter apoio logístico no momento para remoção desses materiais. Foram apreendidos ainda, um motor, duas motosserras e dois cilindros com disco, usado na serragem das toras de madeira.

Por P5 – BPA

Comentarios