Pecuária leiteira do Pacarana mostra sua potencialidade durante a Expoeste

16 julho, 2019

A vaca Duquesa foi a grande vencedora do Concurso Leiteiro durante a 17ª Expoeste.

O distrito de Boa Vista do Pacarana distante 87 Km da sede do município é uma região muito diversificada, com uma produção primaria forte com destaque para: madeira, leite, carne, grãos, castanha, o distrito é considerado o fiel da balança do município.

Mais uma vez a potencialidade produtiva do distrito do Pacarana é evidenciada durante a realização da 17ª edição da Feira Agropecuária de Espigão graças à performance da vaca “Duquesa” as ordenhas realizadas durante o tradicional Concurso Leiteiro da Expoeste.

A vaca de raça Girolanda de Maria Guilhermina Venâncio Dolis, proprietária da fazenda Sol Nascente localizada na Linha JK, no Km 70 (Pacarana) venceu o “Concurso Leiteiro” com uma produção média diária de 44, 06 Kg de leite.

Após o resultado final do concurso, o animal vencedor foi bastante elogiado pelos demais participantes e comissão organizadora pela sua produção diária, muito aquém dos padrões da região. A 2ª colocada, Madona alcançou a média de 30.07 Kg diários.

Vencer concursos leiteiros com a “Duquesa” não é mais novidade para a Dona Maria Guilhermina, a mesma vaca foi a vencedora do 4º Concurso Leiteiro realizado no distrito do Pacarana durante as festividades da 3ª Feira agropecuária do Distrito.

Essa excelência na produção de leite que vem sendo mantido na fazenda Sol Nascente no trabalho de sua proprietária, Maria Guilhermina retrata bem o potencial produtivo que tem o setor leiteiro no Pacarana e comunidades adjacentes.

Um trabalho que tem o acompanhamento do escritório da Emater/Pacarana através do seu chefe, Célio que tem lutado para manter um intercâmbio de informações entre os produtores para melhorar a qualidade/quantidade da produção local.

Para finalizar vou plagiar uma frase de um ilustre ex-morador do distrito do Pacarana, Reginaldo Pereira do Nascimento (Regi). “Homi olhe” o Pacarana não é peso nenhum para Espigão, nós do Pacarana somos é o motor desse município”. Hoje eu não duvido!

Autor: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Comentarios