Pandemia: Os espertos e os R$ 600 reais?

14 julho, 2020

O TCU descobriu que houve mais de 600 mil pagamentos indevidos do auxílio emergencial, destinado a remediar os impactos da pandemia.

O que é que define a malandragem no Brasil? A malandragem está sempre no fio da navalha; é uma coisa que não é totalmente ilegal, mas também não é completamente legal.

É um tipo de esperteza. A gente é esperta, quer tirar vantagem de tudo. Então o que é que aconteceu?

Quando houve esse anúncio da distribuição do auxílio emergencial para as pessoas vulneráveis, eu pensei: ‘vai ter gente de classe média que vai se candidatar’.

Porque o governo está distribuindo dinheiro. Isso é a caracterização cabal de uma sociedade aristocrática, onde o rei distribui dinheiro, onde o rei passa de carruagem e joga dinheiro.

Isso aconteceu aqui no Brasil quando a Carlota Joaquina saída na carruagem dela, ou o rei Dom João VI saía e jogava pela janela da carruagem, jogava moedas para o povo.

Isso é típico de uma sociedade aristocrática pré-revolução francesa. Você ter essa aceitação, essa internalização profunda de inferioridade e de superioridade, da nossa família.

Qual a história da maioria das famílias brasileiras? Todo mundo era rico e perdeu dinheiro, e agora nós estamos aqui batalhando.

São essas fábulas familiares que nos mostram a nossa profunda nostalgia de uma sociedade monárquica. Então a gente quer um monarca.

Quem é eleito presidente, se bobear, com raras exceções, vira monarca, porque pode fazer tudo. E é por isso que a gente não consegue acabar com o foro privilegiado.

Fonte: Jorge Damata

Comentarios