Pacarana é Agro: Tradicional produtor de milho no Pacarana finaliza a colheita de sua lavoura na Linha 38

8 julho, 2024

As lavouras na região são cultivadas para a produção de silagem para o gado como também para a produção de grãos.

Na ultima semana as maquinas finalizaram a colheita dos 30 hectares de milho plantados pelo produtor Claudio Mendes Borges em sua propriedade localizada na Linha 38 no entorno do Pacarana.

A colheita atendeu as expectativas, apreentando uma ótima produtividade.

Com uma media de 85 sacas por hectares, a lavoura do Claudio produziu mais de 2.500 sacos de milho que já foram comercializados junto as empresas do ramo. Segundo Claudio que é um tradicional produtor na região, a produção de milho é viável no distrito do Pacarana.

Em conversa com a reportagem do jornal espigaonews, o produtor destacou a parceria da administração “Gestão e Trabalho” por disponibilizar parte da logística desde o plantio da lavoura e o transporte do calcário para corrigir o solo.

“Quero agradecer o apoio do Poder Público para o plantio da lavoura, o transporte do calcário e principalmente agora no periodo da colheita aonde a prefeitura através da Semader executou o alargamento de duas pontes para a colheitadeira poder ter acesso até a minha lavoura”, enfatizou o produtor.

Segundo Claudio sem esse apoio da administração via Semader, não seria possível executar esse projeto de plantio de 30 hectares de milho em sua propriedade. “A cooperação da prefeitura foi essencial desde o inicio até o dia da colheita”, afirmou Claudio, ao mencionar essa parceria.

O distrito do Pacarana vem a passos largos mudando a sua vocação econômica, do quase extinto ciclo da madeira, a economia local vem sendo substituída por produção alternativas que estão gerando mão de obras e redistribuindo rendas as famílias.

Com a confirmação do produtor Claudio da presença do Poder Executivo na região, caminhando lado a lado com os produtores e, dando a eles a oportunidade de produzirem cada vez mais é a solução para o distrito e suas comunidades adjacentes se manterem economicamente.

Pois o produtor já faz a sua parte, levanta cedo e vai para a roça preparar a terra e nas primeiras chuvas já está espalhando as sementes, ao passo que ao Poder Público cabe manter as estradas trafegáveis para chegar os insumos e depois sair a produção das lavouras.

Quando esses dois ingredientes se juntam de maneira harmoniosa o resultado é positivo para todos os envolvidos, principalmente o produtor que depende dessa ajuda como também depende das intemperes para que a colheita seja farta e supra as suas expectativas.

 

 

Por: Luizinho Carvalho/Jornalista e Sociólogo

Comentarios