Pacarana é Agro: Comunidade Surui dobra a aposta no plantio de lavouras de café
13 março, 2025
Os produtores da aldeia Gasereh plantaram mais 12 mil mudas de café clonal duplicando a lavoura da comunidade.
Com uma lavoura de 10 mil covas de café clonal com idade de três anos e em plena produção, os pequenos produtores da aldeia Gasereh dobraram a aposta no cultivo do café. Fizeram o plantio de mais 12 mil mudas, dobrando sua lavoura para 22 mil pés de café clonal.
Bem estruturados através da Associação dos produtores Morahtyg Samoy (AMOS) as famílias Surui da aldeia Gasereh tem avançado nesse seguimento. Agora com a nova lavoura plantada, Natal e Noel Surui vem se tornando referência na produção de café na região do Pacarana.
Em conversa com o jornal espigaonews, o presidente, Natal Surui citou o objetivo da entidade na aquisição do secador e a máquina de “Pilar”. “A nossa produção é secada na esteira e mandamos para fora para fazer a pilagem do nosso café”.
Segundo o líder Surui a aquisição desses equipamentos (Secador e maquina de beneficiar) irá revolucionar a produção de café na região do Pacarana. “Aqui no Pacarana já tem muitas lavouras de café e os produtores tem enfrentado problemas pra secar e beneficiar os grãos para comercializar seus produtos”.
“Estamos conversando com o nosso vereador Bahia (PL) que está nos ajudando com os contatos junto aos nossos parlamentares para buscar apoio nessa nossa demanda que não vai beneficiar somente os produtores da Gasereh, mas também de outras comunidades aqui perto do Pacarana”, citou Natal”
Com a valorização do café, muitos produtores não índios na região do Pacarana (Linhas 38, 40 e 42) tem investido no cultivo do café clonal. Esse aumento de produção requer a disponibilidade desses equipamentos para auxiliar e facilitar o manejo pós produção/colheita, preparando melhor o café para a sua comercialização.
Por: Luizinho Carvalho/Jornalista
Comentarios