Oposição critica encontro entre Lula e Putin em Moscou
9 maio, 2025
Parlamentares também reagiram à proximidade do presidente com líderes de regimes autoritários durante as celebrações do Dia da Vitória. Parlamentares da oposição usaram as redes sociais para reagirem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas celebrações do Dia da Vitória, em Moscou, onde se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin.
O evento, marcado por um desfile militar, também reuniu líderes autoritários aliados do Kremlin, como Nicolás Maduro, da Venezuela, e Xi Jinping, da China. O senador Sergio Moro (União-PR) publicou uma selfie ao lado do presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, tirada durante uma visita a Kiev no ano passado. Na legenda, destacou que não houve desfile militar na capital ucraniana devido ao risco constante de ataques russos.
“Não houve desfile de tropas, pois a cidade vive sob o risco de ser atingida por mísseis russos. O Brasil não se resume a Lula em Moscou”, escreveu no post. Em outra postagem, Moro criticou Lula por ir a Rússia para “aplaudir as tropas russas que invadiram a Ucrânia”.
“Lula, não satisfeito em ir a Moscou para aplaudir as tropas russas que invadiram a Ucrânia, abraçou calorosamente Vladimir Putin por sua própria iniciativa. Represento, no Senado, o Paraná, estado que conta com cerca de 500 mil descendentes de ucranianos. Falo por mim e tenho certeza que também por eles que a conduta de Lula é ofensiva e vergonhosa.”, afirmou.
Por: Diário do Poder
Comentarios