Opinião: Para que serve mesmo um vereador?

10 abril, 2019

Essa pergunta está sem resposta para milhares de cidadãos/eleitores de Espigão do Oeste.

A pergunta soa até um pouco idiota, mas é a pergunta que milhares de cidadãos/eleitores estão se fazendo nas ruas da cidade. Alguns mais exaltados até já encontraram a resposta e as dão na ponta da língua quando perguntados. Serve para nada!

A indagação surge como resultado de anos de ostracismo e omissão por parte do Legislativo Mirim que está muito longe de seu verdadeiro Mister que se resume simplesmente em duas atividades cotidiana: Criar e modificar leis e fiscalizar o executivo na utilização do erário público.

Um vídeo amador feito por um internauta revoltado pela situação de abandono em que se encontra as 200 casas populares construídas próximas ao bairro Jorge Teixeira é o retrato fiel da letargia em que se encontra o Legislativo Mirim de Espigão do Oeste.

Um poder que tem como primeiro oficio o de fiscalizar e que na realidade não o faz, ou por omissão ou por falta de vontade política.

A denúncia feita pelo internauta já é sabida por toda a população no município que desde 2010 acompanha essa novela. 

Uma situação séria de descaso com o erário público que foi e está sendo gasto em detrimento a vândalos que estão saqueando as residências inacabadas e subtraindo delas, portas, janelas, fiações e tudo mais que se possa carregar.

A situação das 200 casinhas chega a ser cômica para não dizer trágica. São milhões de reais do contribuinte que foram empregados nesse programa social que está longe de atender o seu legado. O que falta para que essas duas centenas de famílias sejam locadas lá?

O que fazem os vereadores que não compram essa briga e resolvam em prol do cidadão/eleitor, pois cabem a eles os autointitulados “Para-choques do Povo” essa incumbência. Busquem as informações junto ao Poder Executivo e tragam idéias para solucionar a problemática.

Infelizmente a sociedade está órfã de representantes que com raras exceções só se preocupam em representar o povo e o município nas chamadas “Marchas em Brasília”, Mobilização Nacional de Vereadores etc., tudo em detrimento próprio, pelas diárias e pelo ego pessoal.

Mais uma legislatura que está se findando, muitos que ali estão fazem parte do início dessa questão e até hoje não sabem nada a respeito do imbróglio que se criou com a construção dessas 200 casas populares que após quase uma década não atendeu seu cunho social.

Enquanto os fiscais do povo desconversam nas rodas animadas de bate papo nas ruas e nos eventos pelo interior, o cidadão contemplado pelo programa segue matando um leão por dia, tendo que pagar aluguel enquanto sua sonhada casa está sendo destruída pelos vândalos.

Ano que vem tem eleição e, os mesmos “Para-choques do Povo” vão se vestir de humildade e pedir seu voto para trabalhar por você por mais 4 anos, afinal de contas eles se consideram “Ungidos por Deus” e nasceram para serem vereadores.

Autor: Luizinho Carvalho/Cientista Social-CRS 0027/RO

Comentarios