Moradora do Pacarana pede a realização do “Teste Rápido” no posto de saúde local

9 março, 2019

O postinho de saúde tem condições de realizar o procedimento do Teste Rápido -T R.

Pelas redes sociais uma moradora do distrito de Boa Vista do Pacarana localizado ao noroeste do município faz um apelo a secretária municipal de saúde para que disponha no posto de saúde do Pacarana os exames de teste rápido de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas como DSTs, são infecções adquiridas através da prática de relações sexuais sem proteção.

As DSTs são consideradas como um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. No Brasil estima-se que mais da metade população entre 16 e 25 anos tem HPV, segundo o Ministério da Saúde.

Embora a preocupação com a DSTs continue sendo ignorada, o que poucos sabem é que muitas dessas doenças podem afetar negativamente a vida de uma pessoa.

As chamadas DSTs podem provocar: infertilidade, doenças pélvicas, aborto espontâneo, infecções congênitas, câncer e podendo até levar a morte.

Segundo a moradora a realização desses exames na comunidade durante a visita medica iria prevenir bastante a disseminação das DSTs.

Essa consulta denominada “Testes Rápido” é feito nos postos de saúde em Espigão do Oeste.

“Poderiam treinar e darem condições de trabalho para que as enfermeiras aqui do posto do Pacarana também aplicarem o teste aqui”, reivindica a moradora através de mobilização nas redes sociais.

Tentamos contato via celular com o secretário municipal de saúde, Valter Gonçalves Lara para saber do chefe da pasta se existe alguma iniciativa no sentido de disponibilizar o programa também no postinho do Pacarana, porém não conseguimos contatar o secretário.

Autor: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Comentarios