Modelo de cafeicultura sustentável dos povos indígenas deve ser ampliado, diz deputado Cirone Deiró

17 setembro, 2019

Garantia da empresa Três Corações de comprar 100% da produção das comunidades despertou produtores

 “O sucesso da primeira edição do concurso Tribos realizado pela empresa Três Corações em parceria com os povos indígenas da terra indígena Sete de Setembro, no município de Cacoal e terra indígena Rio Branco, de Alta Floresta, coloca em evidência um dos mais bem-sucedidos modelos de desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental que será referência mundial”.

Afirmou o presidente da comissão de agricultura da Assembleia, deputado Cirone Deiró, ao final do evento realizado no último dia 12, em Cacoal, para premiação do café de melhor qualidade produzidos nas comunidades indígenas.

De acordo com o deputado, o cultivo de café pelos povos indígenas demonstra que essas comunidades têm adotado técnicas para consorciar a preservação da floresta com a agricultura sustentável.

“Com apoio e parceria da Embrapa, Emater, Seagri e prefeitura de Cacoal, as lideranças indígenas tem perseverado nessa caminhada da produção sustentável. Os resultados estão sendo surpreendentes”, afirmou.

Na avaliação do deputado Cirone, a garantia da empresa Três Corações de comprar 100% da produção das comunidades indígenas participantes do concurso Tribos despertou nos produtores indígenas o interesse em agregar valor à produção por meio da colheita seletiva apenas dos grãos maduros e a secagem a sombra. “Queremos que esse modelo de produção de excelência seja ampliado na cafeicultura rondoniense”, disse.

Fonte: Assessoria

Comentarios