Ministro do Meio Ambiente vem a Espigão e prega o diálogo e o respeito

Ricardo Sales confirma sua visita a Espigão para ajudar nesse entendimento.

Na manhã desta quarta-feira 17, centenas de pessoas atendendo a convocação do Sindicato dos Madeireiros, se deslocaram até ao Centro Cultural Rangel Galvez para participarem de reunião convocada pelo setor

A Associação Comercial solicitou a colaboração de empresários locais para fecharam suas portas e dispensaram seus funcionários para poderem participar do evento, reforçando a mobilização.

O ministro do meio ambiente, Ricardo Sales e sua comitiva desembarcaram no aeroporto da “Capital do Café” em Cacoal e, com um forte aparato de segurança se deslocou em comitiva para cumprir a sua agenda em Espigão do Oeste.

A reunião entre as autoridades e o setor madeireiro que estava prevista para as 09 horas no Centro Cultural Rangel Galvez acabou sendo atrasada, pelo fato de o ministro fazer um sobrevoo na T. I. do Roosevelt, visualizando o garimpo clandestino ali instalado.

Após nota informando que o ministro Ricardo Sales não participaria da reunião devido ao atraso na sua chegada ao local, as aeronaves retornaram do sobrevoo no interior e a segurança confirmou a rápida presença do ministro na reunião.

O ministro Sales chegou ao local da reunião escoltado por agentes da PF e rapidamente falou ao publico presente. No seu discurso o ministro se mostrou sensível a situação que se instalou no município afetando alguns setores em outros municípios.

A importância do setor madeireiro para o desenvolvimento de Espigão do Oeste foi destacada pelo ministro assegurando que os órgãos fiscalizadores irão analisar com atenção as demandas reivindicadas pelo seguimento para se chegar em um consenso.

Durante sua fala, o Ministro Ricardo Sales salientou, “O governo do estado, assim como a bancada federal e o setor produtivo tem nos enviados muitas demandas solicitando revisão nos procedimentos das regras no manejo florestal”, afirmou.

O Governador Marcos Rocha acompanhou o Ministro Ricardo Sales no sobrevoo aos locais pontuais e também na visita surpresa que o ministro realizou em serrarias no entorno da cidade onde pode acompanhar “in loco” a situação do setor.

Enquanto o Ministro Ricardo Sales visitava Espigão do Oeste, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama dava o “Start” para a “Operação Honoris” cujo objetivo principal é coibir extração ilegal de madeira nas T.I Zoró, Suruí e Cinta Larga, todas no entorno do Pacarana.

Após fechar agenda em Espigão o Ministro Ricardo Sales e o Governador Marcos Rocha se deslocaram de helicóptero até ao Pacarana onde almoçaram nas dependências da escola Tancredo Neves junto as autoridades envolvidas na operação em andamento.

Ministro do Meio Ambiente Ricardo Sales

Autor: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Comentarios