Mais de doze mil mudas de café clonal são entregues para agricultores

29 dezembro, 2019

Ao todo, seis produtores foram beneficiados e cada um recebeu 2.120 mudas. Distribuição foi promovida pela Prefeitura, através da SEMAIC em parceria com a SEAGRI

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC), realizou na última semana, a entrega de 12.720 (doze mil, setecentos e vinte) mudas de café clonal, da espécie Robusta, para seis produtores rurais do município.

A distribuição aconteceu em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI).

Cada um dos seis produtores rurais recebeu a quantia de 2.120 mudas de café. As plantas, que são geneticamente modificadas, foram cultivadas em um viveiro na cidade de Alto Alegre dos Parecis, na região sul do estado.

As árvores do café clonal são mais resistentes a pragas, doenças e possuem capacidade para produzir em maior escala. No entanto, este tipo de café precisa de mais irrigação que o café normal para criar sua proteção climática, principalmente na seca.

Umas das propriedades beneficiadas foi a dos produtores Sirlene Dogado Dias de Melo e Ademi Matias de Melo. “Só tenho a agradecer por estarem entregando essas mudas para a gente. Vieram mudas de qualidade, que irá nos ajudar e muito no plantio e na colheita do fruto. ” Citou Ademi.

Conforme a Secretária da SEMAIC, Gilva Fernandes, a distribuição das mudas consistiu em um encerramento de um ciclo positivo para a capacitação sobre o cultivo do café clonal.

“A entrega dessas mudas servirá para fomentar ainda mais o cultivo do café e isso com certeza vai auxiliar a trazer melhores rendas ao produtor rural.

Todos esses produtores fizeram o curso sobre a clonagem e o cultivo do café e agora já estão aptos para receberem as plantas e iniciarem o cultivo dentro das propriedades. ”

Fonte: Decom

Comentarios