Implantação de iluminação pública em aldeias é solicitado junto a prefeitura

12 novembro, 2019

A solicitação foi feita através do Pedido de Providencia nº 047/2019.

Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira 11, o presidente do legislativo, vereador Joveci do Pacarana (PSDB) entrou com o Pedido de Providencia nº 047/2019 solicitando a instalação de iluminação pública em aldeias do município.

A demanda foi lida em Plenário e endereçada ao prefeito Nilton Caetano (PP) com cópia para o secretário municipal da Cootran, responsável pelo departamento de iluminação pública.

Joveci do Pacarana pontuou que durante a sua visita as aldeias do Sapecado, aldeia da Célia e Tonhão, ambas da etnia Cinta Larga), Aldeia do Aratã (etnia Zoró) e aldeias do Natal e Miguel (etnia Surui) verificou que essas comunidades se encontram desprovidas desse benefício.

Os indígenas que residem nessas aldeias são consumidores que pagam a taxa pelo uso da energia em suas residências, mas não possuem a iluminação externa para que possam se locomover na comunidade sem os riscos de um acidente.

Ao justificar o seu pleito o vereador destacou os perigos que a falta da iluminação pública nas aldeias pode causar muitos transtornos aos indígenas.

“Podem ocorrer principalmente acidentes com animais peçonhentos, assim como outros tipos de acidentes domésticos envolvendo crianças e adultos”, citou o autor do pedido.

Autor: Luizinho Carvalho – Decom/Legislativo

Comentarios