Finalmente o IBAMA autoriza a licença ambiental para construção do asfalto na BR 319

29 julho, 2022

Sempre há que se manter os dois pés atrás, até porque neste país em que nunca se sabe se as decisões valem, porque um dia é um poder que decide e no outro é outro poder que cancela a decisão anterior.

Mas, se for mesmo real, a quinta-feira marca um dia histórico tanto para Rondônia quanto para o Amazonas. A grande surpresa foi que o Ibama, finalmente emitiu a tão esperada licença prévia para a reconstrução do chamado Trecho do Meio, da BR 319.

Isso significa que o DNIT pode começar a montar os projetos e realizar as licitações para os diferentes trechos que vão realizar todas as obras necessárias, até todo o novo asfaltamento, do trecho de 450 quilômetros, o famigerado Trecho do Meio.

Local que torna quase impossível, principalmente no inverno amazônico, uma ligação por terra entre Porto Velho e Manaus. O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, comemorava, tão logo a autorização foi concedida. “É um dia histórico!

A liberação para a reconstrução da BR 219 – Trecho do Meio foi emitida hoje, quinta-feira, pelo Ibama. Resultado da coragem e do trabalho técnico da nossa área ambiental e do DNIT.  Alinhando Engenharia e respeito ao meio ambiente, vamos tirar a sociedade do Amazonas do isolamento”. Se o MPF não recorrer; se não houver novas decisões judiciais contra a obra; se as ONGs internacionais não se mexerem para impedir.

Há agora uma chance real de que, finalmente, o asfalto na BR 319 seja realidade. Mas é sempre bom não comemorar muito, porque se sabe que nem o Ibama tem poderes sobre a Amazônia, porque eles, tais poderes, extrapolam nossas fronteiras.

Fonte: Opinião de Primeira

Comentarios