Feira das Agroindústrias e Agricultura Familiar atrai centenas de visitantes na Prefeitura

Evento reuniu 50 expositores com produtos de diversos segmentos. Feira será realizada uma vez por mês, como incentivo aos produtores locais

A primeira edição da “Feira das Agroindústrias e Agricultura Familiar” aconteceu nesta quinta-feira (28), no Espaço Cultural da Sede Administrativa Dr. Carpinteiro e reuniu 50 expositores entre agroindústrias, agricultura familiar, artesanatos e produtores rurais.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Ariquemes, através das Secretarias Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC) e Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural.

Os visitantes que compareceram ao local tiveram a oportunidade de adquirir produtos orgânicos de qualidade produzidos na região e que são cultivados sem a utilização de agrotóxicos. A SEMA também esteve presente no local, fazendo a distribuição de mudas de árvores para as pessoas interessadas.

Conforme a Secretária da SEMAIC, o apoio aos agricultores na comercialização dos produtos se faz de grande importância para gerar negócios em grande escala, principalmente com os mercados.

 “A SEMAIC presta o apoio aos agricultores na fase da produção com a realização de horas máquinas, de busca de calcário e insumos em geral.

Mas hoje é um dia importante, para que esses agricultores possam comercializar a sua produção. A gente fez uma grande divulgação aos mercados, para que eles possam vir conhecer e poder fomentar a economia local, incentivando cada vez mais a produção no campo. ” Declarou.

Para o Presidente do Sindicato Rural, Dilermando Teodoro, a realização da feira é a conclusão de um ciclo de parcerias entre a Prefeitura e as entidades responsáveis na capacitação do agricultor. “Proporcionamos cursos de capacitação para vários desses expositores nas agroindústrias.

Sempre defendo que não basta ministrar os cursos, tem que haver continuidade, ou seja, incentivar o produtor rural a realizar aquilo que aprendeu nos cursos e trazer para a comunidade, mostrando o trabalho dele.

Esse é o resultado de um trabalho que se iniciou em 2018 e é dessa maneira que a gente ajuda a desenvolver o município de Ariquemes. ”, explicou.

Por Assessoria/Prefeitura

Comentarios