Expedito Netto alerta que homens são maioria entre as vítimas de suicídio

21 setembro, 2020

Parlamentar disse que a falta de informação e o preconceito são fatores que favorecem o aumento no número de suicídios

O deputado federal Expedito Netto (PSD) usou as redes sociais, na última quinta-feira (17), para alertar para a campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

“A taxa de suicídio entre os homens me deixa muito preocupado. As pesquisas são claras, e apontam que a taxa de suicídio entre homens no Brasil pode chegar a ser quatro vezes maior que das mulheres.

Isso faz com que, do total de mortes registradas por suicídios, cerca de 75% seja de homens”, destacou o parlamentar.

DEPRESSÃO

Expedito Netto disse que a falta de informação e o preconceito são fatores que favorecem o aumento no número de suicídios. “Os homens sentem vergonha de falar sobre o assunto e, consequentemente, não procuram tratamento.

Dados revelam que parte dos homens acreditam que a depressão está relacionada à falta de fé, fraqueza ou até mesmo frescura. Existe o tabu de que homens não devem ser sensíveis, demonstrar seus sentimentos ou buscar ajuda”, afirmou.

PROJETO DE LEI

O parlamentar salientou que essa realidade precisa mudar. “Apresentei o Projeto de Lei nº 2635, que cria a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão nas redes públicas de saúde.

O objetivo da proposta é desenvolver políticas públicas que difundam a informação, deem acesso ao diagnóstico e ao tratamento da síndrome e promova a acessibilidade ao tratamento”.

Por último, o deputado lembrou que caso você esteja sofrendo de depressão ou apresente sintomas relacionados à doença, deve procurar um profissional da área da saúde imediatamente para um diagnóstico confiável.

“Você, homem, abrace seus outros amigos homens, suas amigas, seus familiares e pessoas queridas. Não há mal algum em dizer que ama, em dizer o que sente, em demonstrar carinho.

Aliás, talvez o mal esteja mais próximo da falta de sentimento e da ausência de expressão de sinceridade do que de qualquer estereótipo preconceituoso criado para inibir os nossos sentimentos reais e puros.

Fonte: Assessoria

Comentarios