Energisa entrega projetos para economia de energia em Espigão, Cacoal e Porto Velho

25 março, 2022

APAE, em Espigão, e Cernic, em Cacoal, terão economia equivale ao consumo a 24 casas populares por mês.

A Energisa finalizou nesta semana obras do Programa de Eficiência Energética na APAE de Espigão do Oeste, Cernic de Cacoal e avenida Caúla na capital. O investimento de R$ 514 mil nos três projetos vai economizar 266 MWh por ano, o equivalente ao consumo de 110 casas populares por mês.

A concessionária substituiu 353 lâmpadas pelo modelo LED e instalou sistema de geração solar com 90 placas fotovoltaicas em ambas as instituições filantrópicas.

Ação celebrada por Nalzira de Fátima, diretora do Cernic em Cacoal, pois poderá proporcionar conforto durante os atendimentos e usando menos energia. “Usamos o ar-condicionado somente em dias muito quentes. Agora vamos poder ligar e ainda destinar os recursos que usamos para pagar a conta de luz para outras necessidades da instituição que vive de doações”, afirmou.

O Programa de Eficiência Energética é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e abrange instituições sociais, do poder público e empresas na promoção do uso eficiente da energia elétrica.

Na capital, a empresa finalizou a substituição de 196 pontos de iluminação pública na avenida Caúla, entre as ruas Venezuela e Mamoré. Thiago Peres, coordenador de Eficiência Energética, observa que esta é a quarta avenida da capital beneficiada pelo projeto.

“O modelo LED proporciona luz mais clara, com melhor qualidade e utilizando menos energia. Sua vida útil também é maior do que a de outros modelos em média de 70 mil horas, dependendo dos fatores ambientais.

O retorno do investimento é visto no decorrer dos anos com a diminuição da manutenção, proporcionando mais qualidade de vida, mais conforto, e principalmente, aumentando a sensação de segurança das vias”, declarou.

Em três anos, Rondônia recebeu mais de R$ 25 milhões em programas de eficiência energética que contribuíram para a redução de 13 mil MWh por ano, o equivalente ao consumo de 5.472 casas populares por mês.

Nesse período 15 mil lâmpadas da iluminação pública de 17 municípios foram substituídas. “E comprova o compromisso da Energisa com Rondônia. Quem passa pela avenida Governador Jorge Teixeira percebe a diferença dessa benfeitoria”, frisou Peres.

Antes da instalação das lâmpadas, a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) realizou obras estruturantes como a adequação de postes, braços de luminárias e cabos. 

A substituição de lâmpadas por modelos mais eficientes é uma contribuição da Energisa junto ao poder público, responsável pela gestão e manutenção da iluminação pública nos municípios.

O programa de Eficiência Energética executado pela Energisa no estado também atuou em escolas públicas, associações e hospitais. Acesse www.energisajuntos.com.br/RO e confira os outros projetos.

Tamiris Barcellos Ribeiro Garcia

Comentarios