Em Ji-Paraná a PRF apreende mais de 200 metros cúbicos de madeira ilegal

17 março, 2020

Ilícito corresponde a madeira suficiente para carregar 18 caminhões (tipo 3 eixos).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou na última sexta-feira (13) e também no sábado (14), na região de Ji-Paraná, intensa atividade de transporte de madeira serrada, aumentando assim a fiscalização específica para coibir atividades em desacordo com a lei.

Em dois dias de fiscalização, foram flagradas 6 ocorrências de crime ambiental, todas do tipo “transportar, adquirir, vender madeira sem licença válida, previsto no Artigo 46 da lei 9.605/1998.

Os transportadores têm apresentado documentos de origem fiscal (DOF), registro legal emitido pelo Ibama para comercialização de produto florestal, em divergência com a carga transportada.

Caracterizando assim atividade ilícita, que imputa crime tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas).

A quantidade de madeira apreendida nesse curto período de tempo impressiona, visto que os 219,06 metros cúbicos são suficientes para carregar 18 caminhões (tipo 3 eixos).

A fiscalização intensiva no transporte desse tipo de material em rodovias federais contribui para identificação de infratores e diminuição dos índices de desmatamento ilegal na região amazônica, desestimulando essa prática bastante nociva ao meio ambiente e também às futuras gerações.

Foto: Assessoria – PRFRO

Comentarios