Eleição da Mesa da Assembleia, o primeiro grande teste

O Coronel Marcos Rocha começa seu governo com uma base política ainda muito frágil do seu partido, o PSL, que elegeu apenas um deputado estadual, o Sargento do Exército Eyder Brasil, que, obviamente, será o líder do Governo na Assembleia.

Rocha terá que conversar muito, abrir um caminho de diálogo com vários dos antigos e novos deputados, para conseguir tocar sua administração do jeito que quer, porque sem o apoio do legislativo, pouco poderá fazer para mudar realmente as coisas.

Um teste vital para ele será a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia, o grande tema político do momento. Se conseguir eleger uma Mesa de simpatizantes e parlamentares que estejam tendendo a apoiá-lo, Rocha vai navegar em mares tranquilos, nessa relação com o parlamento.

Mas se forem adversários os vencedores, grupos que representam outras ideias, projetos e ideologias, ele poderá ter muitos problemas.

Esse teste já está em andamento e o resultado só se saberá em 1º de fevereiro, quando a nova Mesa tomará posse em solenidade programada para a Casa de Shows Talismã, na Capital.

Fonte: Sérgio Pires

Comentarios