Destilador solar pode ser montado em 30 minutos e é capaz de produzir cerca de 18 litros de água purificada por dia

12 janeiro, 2022

O arquiteto e designer neozelandês Henry Glogau desenvolveu um destilador que purifica a água usando energia solar e pode ser montado com materiais de baixo custo e de fácil acesso.

O Portable Solar Distiller consiste em uma lona de plástico de duas camadas suspensa no topo de uma estrutura de suporte simples de bambu.

Cada lona circular possui 2,4 metros de diâmetro e pode gerar 18 litros de água purificada por dia.

Glogau, espera que o design facilmente implantável possa ajudar a fornecer água potável para pessoas que vivem em assentamentos informais atualmente um bilhão de pessoas no mundo vivem nesta situação. De acordo com o designer, isso é especialmente importante porque essas comunidades sentirão os impactos das mudanças climáticas de forma mais aguda.

A versão pré-fabricada que pode ser montada em 30 minutos | Foto: Lexus Design Award “Com os desafios que enfrentaremos no futuro próximo, precisamos de uma infraestrutura de recursos resiliente e autônoma para democratizar o acesso”, disse ele ao site Dezeen.

Como funciona o destilador solar

A engenhoca aproveita o mesmo ciclo da água de evaporação, condensação e precipitação que a natureza usa para fazer chover.

A água do mar ou água potável poluída é despejada na lona inferior, que é feita de plástico absorvente de calor e aquecida pelo sol ao longo do dia.

Isso faz com que a água pura evapore enquanto qualquer sal, patógenos ou outros contaminantes são deixados para trás na bacia, pois são muito pesados para serem vaporizados.

Em vez de ser liberado no ar, o vapor de água limpo condensa-se em gotículas na camada superior de plástico transparente do dossel, que é gravada com “micro-ranhuras inspiradas em folhas” que canalizam a água para o centro da estrutura onde cai em um funil.

Os usuários podem acessar a água doce por meio de uma torneira na parte inferior do destilador solar ou armazená-la em um tanque.

O designer desenvolveu uma versão pré-fabricada que pode ser montada em 30 minutos, porém, ele também disponibilizou instruções sobre como construir o destilador com a ajuda de materiais locais mais acessíveis, usando uma garrafa de plástico como funil e duas mantas de plástico costuradas juntas para a lona.

“Eu queria criar um sistema modular, que pudesse ser construído de diferentes maneiras ou materiais com base no contexto e nas necessidades do usuário”, disse Glogau.

O projeto foi selecionado entre 2.000 inscrições de 66 países para ganhar o prêmio Lexus Design Award de 2021, que convidou os participantes a “projetar para um amanhã melhor”.

Fonte: Ciclo Vivo

Comentarios