Deputado Ismael Crispin apresenta PL que intitula Cujubim como capital do Abacaxi

13 agosto, 2021

Parlamentar destacou que o título poderá proporcionar mais visibilidade e incentivar a produção.

O município de Cujubim, norte de Rondônia, a 230 km de distância da capital Porto Velho, poderá ganhar o título de “Capital do Abacaxi”.

A proposta foi apresentada pelo deputado Ismael Crispin (PSB), à Mesa Diretora da Casa, com intuito de trazer reconhecimento e ainda mais destaque à produção.

Em visita ao município, o deputado ficou extasiado com a plantação de mais de 07 milhões de mudas de abacaxi. Segundo dados da Embrapa, o abacaxi é a fruta símbolo da fruticultura tropical, e seu cultivo está crescendo em Rondônia.

O seu cultivo se destaca entre outras espécies de frutíferas cultivadas, em alguns municípios já é mais plantada do que a banana, outra espécie tropical muito apreciada e cultivada por agricultores familiares.

“O município de Cujubim se destaca, desde 2008, como o maior produtor de abacaxi de Rondônia, sendo que boa parte da produção está concentrada na Associação de Produtores do Assentamento Américo Ventura (Aprav).

A oficialização do título de “Capital do Abacaxi” é justa e poderá proporcionar mais visibilidade e consequentemente aumentar a geração de emprego e renda da região”, disse.

Ismael destacou também que por iniciativa dos professores, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, com o apoio da Aprav, anualmente eles promovem o Festival do Abacaxi em Cujubim.

Um evento que tem entre seus atrativos, o Concurso do Rei e da Rainha do Abacaxi, degustação de pratos e doces à base do abacaxi e ainda é escolhido e também premiado o maior abacaxi da região, prestigiando e valorizando o produtor.

Texto: Laila Moraes-ALE/RO

Comentarios