Covid-19: Casos fatais são 486, mas têm menor crescimento em período de 24h

6 abril, 2020

Além disso, o último levantamento divulgado pela Saúde constatou redução na quantidade de casos confirmados.

O Ministério da Saúde mapeou ao menos 486 mortes pela Covid-19 no país, sendo que 54 novos óbitos foram registrados pela pasta ontem.

Apesar do avanço de casos fatais, esse foi o menor crescimento para um período de 24 horas nos últimos quatro dias. Na comparação com sábado, quando 73 óbitos haviam sido contabilizados pelo ministério, a redução foi de 26%.

Além disso, o último levantamento divulgado pela Saúde constatou redução na quantidade de casos confirmados. Ontem, 852 ocorrências entraram na conta da pasta o crescimento diário mais baixo desde quinta-feira da semana passada, elevando o total para 11.130.

No sábado, dia em que houve recorde de novos casos até o momento, o ministério havia registrado 1.222 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (30% a mais).

São Paulo continua sendo o estado que mais preocupa. A cada cinco novas pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no país, duas são do estado. Sozinho, concentra 41% dos casos confirmados de Covid-19 (4.620), além de acumular 56,6% dos óbitos (275).

Diante da realidade, é possível que, hoje, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), estenda o período de quarentena por mais 15 dias. A previsão do governo paulista é de que 220 mil casos sejam registrados. Como forma de aumentar os recursos para enfrentar a enfermidade, Doria estuda um pedido de empréstimo de US$ 100 milhões (mais de R$ 500 milhões) ao Banco Mundial.

De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo está ao lado de Distrito Federal, Ceará, Amazonas e Rio de Janeiro como as unidades da Federação em que a transmissão do vírus pode entrar na fase mais crítica nos próximos dias: a de aceleração descontrolada. A advertência da pasta leva em conta a proporção de infectados em relação à população. No DF, por exemplo, a incidência é de 15,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Por: Augusto Fernandes

Comentarios