Cooperativas de Produtores de café agradecem apoio do prefeito Luizão do Trento

Lacoop exportou produto para Coreia do Sul, um dos mercados mais exigentes do mundo.

Leandro Dias Martins Presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia (Lacoop) e Juan Travain de Souza, agradeceram ao prefeito “Luizão do Trento” pela contribuição as cooperativas.

Com sede em Rolim de Moura a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia (Lacoop) conta com 27 produtores associados, representando vários municípios.

O chefe do poder executivo de Rolim de Moura parabenizou as cooperativas e destacou que o uso da tecnologia na área rural proporciona mais produção em menos espaço e que o cooperativismo e associativismo são ferramentas importantes para fortalecimento do setor.

Luizão informou que os produtores de Rolim de Moura já receberam mais de um milhão de mudas de café clonal da atual gestão como forma de incentivo à produção da cafeicultura no municipio.

Os dirigentes da Lacoop e Caferon informaram que a qualidade do café produzido em Rondônia está ganhando respeito no mercado interno e no exterior e recentemente dois contêineres carregados de café robustas.

Os produtos foram enviados para a Coreia do Sul, que é um dos mercados mais exigentes do mundo, outro ponto comentado de forma positiva pelos produtores é que o embarque ocorreu pelos rios amazônicos, o que significa uma quebra de paradigmas para a agricultura familiar.

O presidente da Lacoop disse que o produto tem indicação geográfica, e é primeiro do mundo com indicação geográfica com selo sustentável.

Os vereadores Chico do Sindicato e Ênio Heinicke, ligados a agricultura participaram da visita ao gabinete do prefeito Luizão do Trento.

A Secretaria municipal de agricultura (Semagri) foi representada pelo assessor Dionísio Pereira Braga, conhecido como Goiaba.

Fonte: News Rondônia

Comentarios