Conheça a trajetória política do vereador Zonga Joadir Schultz

11 novembro, 2020

O parlamentar tem em sua folha de serviços inúmeros projetos aprovados.

Olá meus caros munícipes, meu nome é Joadir Schultz, popularmente conhecido como Zonga, sou casado e pai de quatro filhos.

Nasci no Município de Baixo Guandu Estado, Espírito Santo, filho do seu Emilio Schultz e da dona Ercina Gabrecht Schultz.

Em 1975 meus pais chegavam comigo e meus três irmãos aqui em Espigão do Oeste, cidade onde resido há 45 anos.

Desde muito novo semprefui atento às demandas da comunidade e incentivo ao esporte, por reconhecer a mobilização social como um forte instrumento de transformação.

Uma das minhas primeiras contribuições foi ajudar na construção do primeiro campo de futebol da linha Kapa 80, assim como na construção dos primeiros barracões da região, na época não tínhamos nem estradas, o que aumentava a dificuldade.

Em 1996, Na região do Seringal ajudei a contribuir com a construção do campo Beira Rio e transformei meu caminhão toureiro em um caminhão pau de arara para ajudar a transportar os passageiros e escoar a produção do campo para a cidade.

No ano de 1999 me filiei no PSDB e em 2000 fui eleito para o meu primeiro mandato como vereador de Espigão e como cumpriu meu mandato com muito trabalho, honestidade e transparência consegui ser reeleito em 2005.

Mesmo quando não estou atuando politicamente sigo buscando fazer a diferença nas comunidades e entidades associativas.

Contribuindo para o fortalecimento do esporte e na organização de eventos comemorativos principalmente no aniversário do P.A. cachoeira do Seringal.

No esporte trabalhei na construção de campos de futebol para atender o esporte e o lazer dos moradores das comunidades no interior.

Na infraestrutura, busquei junto ao Poder Executivos as melhorias nas estradas vicinais, pontes e bueiros que cortam as comunidades.

Venho constantemente lutando pela melhoria da rede de energia, para que estenda a rede trifásica até a escola polo, bem como venho constantemente acompanhando o processo para a liberação da construção das 12 salas de aulas sendo 03 delas na escola polo e as demais nos distritos.

No ano de 2017 até 2020, com a parceria com a bancada federal intermediei, a aquisição de 04 tratores agrícolas com implementos de grade e carreta, 01 retroescavadeira, 01 caminhão caçamba.

Atualmente ocupo o cargo de Vice-Presidente da Comissão Permanente de Agricultura e Meio Ambiente e conto com o seu apoio e voto para seguir trabalhando para o desenvolvimento de Espigão do Oeste. Vote certo vote 40.123.

                  Conheça algumas das minhas atividades parlamentares:

  • Projeto do Legislativo nº 006/2002, que “Institui o Dia do Assentamento no Município de Espigão do Oeste” (Lei 715/2002);

 

  • Resolução Nº: 039/2007, “acrescenta dispositivo ao artigo 120 do regimento interno da câmara municipal de espigão do oeste, acrescenta ao artigo o pedido de providências, afim de que objetiva melhorar a cobranças das devidas medidas no poder público executivo”.

 

  • Projeto de Lei nº 062/2017, que Altera a Lei Municipal 1.751, de 13 de março de 2014, que “Institui o Dia da Cultura Pomerana no Município de Espigão do Oeste-RO”. (Lei Municipal nº 2.028/2017).

 

  • Projeto de Lei nº 065/2018, que denomina sala de reuniões da Câmara Municipal de Espigão do Oeste – RO (Lei nº 2.98/2018);

 

  • Projeto de Lei nº 060/2018, ato da Mesa Nº: 021/2018 que “Institui o Fundo Especial da Câmara Municipal de Espigão do Oeste – FEC e dá outras providências;

 

  • Proposta de emenda a Lei Orgânica Nº: 001, de 08 de Maio de 2018 que Altera o Art. 85 da Lei Orgânica Municipal, para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária que específica.

 

  • Projeto de Lei nº 005/2019, que “Denomina a Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Simone Moura Rosa, localizada no bairro São José de “Quadra Poliesportiva Waldir Binow”. (Lei Municipal nº 2.144/2019).

 

  • Projeto de Lei nº 105/2019, que “Autoriza o Poder Executivo a Criar o Aplicativo “SOS MULHER” e dá outras providências.

 

  • Projeto de Lei nº 063/2020, que “Dispõe sobre a criação de Banco do Óculos e Materiais Ortopédicos no Mun. De Espigão do Oeste”.

 

  • Projeto de Lei nº 072/2020, que “Institui o dia da Agricultura Familiar no Município de Espigão do Oeste e dá Outras Providências”.

 

  • Projeto de lei n 057/2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade da disciplina de técnicas agrícolas nas turmas de 6 anos da rede municipal de ensino de Espigão do Oeste.

 

  • Sancionou o Projeto de Lei do Executivo que criava a Justiça Rápida no Distrito Boa Vista Pacarana;

 

  • Quando presidente determinou que as Sessões da Câmara fossem transmitidas pela Rádio para que o povo pudesse acompanhar o trabalho dos Vereadores;

 

  • Adequação da Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara;

 

  • Colaborou diretamente na criação das Escolas Pólos do Município:

 

  • Sancionou o projeto de lei do legislativo de autoria do ex-vereador Amilton Alves que destina 3% do orçamento para agricultura;

 

  • Na Presidência da Mesa Diretora nos Biênios em que foi eleito conduzi os trabalhos do Legislativo com seriedade, atuando nos assuntos de economia interna da Câmara, da estruturação/pessoal e administração em geral.

 

  • Nas atividades legislativas também apresentei inúmeras Indicações, Pedidos de Providência e Ofícios pleiteando melhorias para diversas áreas do Município, especialmente para as comunidades rurais.

 

  • Presidi a associação ASPRUKAP dos produtores rurais, localizada na linha Kapa 80, pelo período de dois anos.

Comentarios