Comunidade Cinta Larga busca a parceria da Semagric na preparação de terra para o plantio de café

25 outubro, 2021

O vereador Adão Salvático acompanhou a visita do secretário a aldeia do Roosevelt.

No sábado o vereador Adão Salvático (PR) acompanhou o secretário municipal de agricultura, Agostinho Matos durante visita a aldeia central do Roosevelt. A visita teve como objetivo verificar a solicitação de apoio na preparação de terra para o cultivo de lavoura de café.

A comunidade foi contemplada com 20 mil mudas de café, e a preparação da terra para o plantio faz parte da parceria da Semagric junto à comunidade indígena do Roosevelt. A Semagric estará deslocando na próxima semana as maquinas para esse trabalho.

Ao citar a importância dessa parceria da Semagric com a comunidade indígena, o vereador Adão Salvático apontou a potencialidade de produção que já e feita pelos parentes Surui que já avançaram bastante nessa nova fonte de renda para a comunidade.

“Os indígenas Surui de Cacoal já vem sendo modelo de produção de café em consórcio com a floresta, e agora os Cinta Larga também começam a plantar suas lavouras de café com o apoio do Poder Público que ajudara na preparação da terra e na assistência técnica”, citou.

 A reunião na aldeia do Roosevelt contou com as presenças das lideranças locais, Rondon e Ezequiel Cinta Larga que visitaram o local a ser preparado para o cultivo da primeira lavoura de café a ser plantada na T. I. do Roosevelt.

Autor: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Comentarios