Combate ao desmatamento e remoção de pacientes ganham reforço em Rondônia

A pedido do governador Daniel, o garoto Caíque Gomes, entregou a chave ao coronel Farias

O monitoramento de desmatamentos e incêndios florestais, com vistas à redução dos números de focos de queimadas, assim como o serviço de resgate e remoção de pacientes pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia ganharam reforço nesta quinta-feira (27).

A entrega oficial da aeronave doada pelo BNDES, Gran Caravan EX, de fabricação americana foi feita pelo governador Daniel Pereira, em solenidade na 2ª Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia Legal, localizada em uma área rural de Porto Velho.

Participaram também os deputados Coronel Chrisóstomo (federal) e Dr Neidson (estadual), que destacaram a importância desta aquisição para o estado com vistas a tornar mais ágil e eficiente a assistência à população pela corporação.

A aeronave moderna, que custa cerca de R$ 12 milhões, tem capacidade para duas macas e duas equipes médicas, conta com equipamento eletrônico G1000, já embarcado para a navegação, radar e outras funções; modelo de fabricação 2018 da fabricante Cessna Aviões, já utilizado pela Força Aérea e o Exército brasileiros.

A segurança do motor foi um dos itens mais destacados durante a entrega por ser este modelo o único utilizado pelo presidente dos Estados Unidos, que costuma utilizar apenas aeronaves com dois motores.

De acordo com o capitão Maia, comandante do GOA, a capacidade de cargas e bagagens é de 500 quilos, nove passageiros, além do piloto e o copiloto.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Comentarios