Cirone participa de dia de campo e destaca crescimento da produção

9 abril, 2019

“O comprometimento dos nossos cafeicultores aliado ao uso de plantio de mudas clonais, manejo e irrigação são alguns dos componentes que estão trazendo qualidade e aumento da produtividade do café rondoniense”, destacou o deputado Cirone Deiró.

Presidente da comissão de agricultura e política rural, durante dia de campo realizado na propriedade do agricultor, Edimar Flegler, no setor Eletrônica, na linha 21, área rural do município de Cacoal.

O parlamentar reconheceu o importante trabalho da Embrapa, Emater e Seagri na assistência técnica aos agricultores para a recuperação da cafeicultura em todas as regiões do estado.

Para o deputado a cafeicultura é uma das mais importantes atividades geradoras de riqueza aos agricultores e suas famílias.

Cirone lembrou que a retomada do cultivo do café no estado está ocorrendo de forma mais estratégica, pois as áreas plantadas são menores e uso, mas as novas tecnologias aumentaram a produção.

“Nos últimos 15 anos, a área plantada reduziu cerca de 60% e a produção aumento em mais de 250%”, isso demonstra que as novas tecnologias estão sendo eficazes para garantir uma maior produção em pequenas áreas. Este aumento da produtividade tornou Rondônia o quinto maior produtor de café do País.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento- Conab, estima-se que o estado deve produzir 33 sacas/ha de café beneficiado na safra 2019, com produção estimada de 2,1 milhões de sacas.

“Esse resultado é a conjugação de esforços dos agricultores, dos técnicos que tem se dedicado a essa atividade e as instituições que estão presentes neste processo”, reconheceu o parlamentar.

O agricultor Edimar Flegler, disse que a cafeicultura é uma atividade que sempre fez parte da história da família pela garantia do retorno financeiro.

“Agora com a assistência técnica e o apoio da prefeitura temos alcançados resultados ainda melhores, porque conseguimos plantar menos café e ter uma colheita satisfatória”, explicou ao agradecer pela parceria com a equipe técnica da Emater, Embrapa, Seagri e Prefeitura.

Fonte: ALE-RO

Comentarios