Atividades coletivas intensificam ações da Emater-RO na região do Cone Sul

Dia Especial é uma atividade muito comum nas ações da Emater-RO, entretanto, a região do Cone Sul carecia desses eventos em massa

Percorrendo o estado para participar de atividades da agricultura familiar, a diretoria da Emater visita propriedades rurais no intuito de promover ações de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura.

Nesta quinta-feira a equipe, que contou com a participação do presidente Luciano Brandão e do diretor técnico Anderson Kuhl, esteve em Vilhena prestigiando o Dia Especial sobre Olericultura.

O evento foi realizado no quilômetro 10 da BR-174, Chácara Boa Sorte de propriedade dos produtores rurais Lindomar e Marcos Pires. Dia Especial é uma atividade muito comum nas ações da Emater-RO, entretanto, a região do Cone Sul carecia desses eventos em massa.

Com a retomada da verdadeira missão da autarquia, os produtores daquela região voltam agora a participar de atividades grupais que contribuem muito para a difusão de boas práticas e inclusão de novas tecnologias no campo.

“Após oito anos a região do Cone Sul volta a realizar eventos grupais”, enfatiza Luciano, já foram realizadas outros dois Dias de Campo, um em Cerejeiras e outro em Cabixi.

O Dia Especial de Vilhena teve um enfoque especial para o tomate com realização de palestras sobre: “Nutrição do tomateiro, adubação e salinização do solo” e “Manejo da traça do tomateiro e custo de produção da unidade produtiva”.

Segundo a gerente da Emater-RO em Vilhena, Eliane Bach, são produzidos na região 792 toneladas de tomate. É uma produção significativa, porém isso tem propiciado uma incidência muito grande que vem atacando a lavoura e prejudicando os agricultores.

 Assim, o Dia especial é de suma importância para que os produtores possam conhecer as melhores técnicas e manejo adequado da cultura buscando reduzir seus prejuízos e melhorar a cultura do tomate na região.

Além da diretoria da Emater-RO, também, participaram das atividades o vice-governador, José Jodan, o deputado Luizinho Goebel, a vice-prefeita de Vilhena, Maria Marta José Moreira, além de agricultores da região e municípios circunvizinhos.

Por Wania Ressutti/secom

Comentarios