Adelino Follador pede resposta imediata da SESDEC à onda de violência em Buritis

Criminosos aterrorizam famílias, roubam camionetes e levam o que conseguem.

Nos últimos dias o município de Buritis, que é um dos mais afetados da região, viu crescer os ataques dos criminosos, e o deputado Adelino Follador (DEM) recebeu diversos relatos de violência ocorridos recentemente.

Com isso, nesta terça-feira (07), o parlamentar entrou em contato com o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, pedindo providências urgentes, para que seja dada uma resposta imediata, identificando e prendendo os criminosos, para que a população volte a ter tranquilidade.

A foto que ilustra esta matéria é de uma camionete roubada neste último final de semana, e as ocorrências não param de acontecer, com os mais diversos relatos de violência. O deputado Adelino Follador disse que são incontáveis os amigos que já sofreram estes ataques, inclusive o Padre José Leilson, de Alto Paraíso.

Historicamente a região do Vale do Jamari sofre com ações criminosas, especialmente por conta das rotas de acesso a Bolívia, com isso, grupos criminosos aproveitam a falta de efetivo e articulação estratégica do estado para combater este tipo de crime.

As principais vítimas são os moradores da zona rural, que vivem aterrorizados com a possibilidade de sofrerem ataques constantemente. Os alvos normalmente são os proprietários de camionetes, que são utilizadas como produto de troca por drogas no país vizinho, e apesar das últimas modificações na legislação federal, quanto à autorização, para autodefesa, do uso de armas de fogo nas propriedades rurais, ainda vai levar certo tempo para ser totalmente efetivada.

O parlamentar já fez diversas intervenções junto ao governo do estado, promoveu e participou de audiências públicas, para que fossem tomadas ações eficazes, porém, os resultados são insignificantes, “as mudanças nos comandos da Segurança do Estado afetam o planejamento e a execução de políticas de resultados”, disse Adelino.

Outra ação que o deputado interviu contra o Governo do Estado foi a decisão de fechar algumas Delegacias de Polícia Civil, que na opinião do parlamentar agrava substancialmente a crise na Segurança.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentarios