A nova realidade no distrito do Pacarana exige um olhar mais clinico por parte do Poder Publico

8 abril, 2024

A comunidade começa a entrar em um novo ciclo econômico que exige mais atenção por parte das autoridades constituidas.

Após viver décadas atrelada ao ciclo do extrativismo da madeira (Serrarias), o distrito de Boa Vista do Pacarana e as suas 09 comunidades adjacentes nos últimos 05 anos vem passando por uma seletiva transformação na sua estrutura socioeconômica.

Acabada a era das madeireiras que empregavam centenas de trabalhadores e ao mesmo tempo supria a economia do distrito em todas as suas necessidades, veio o êxodo local. A evasão de moradores colocou em xeque a existência do povoado.

Mas os que ficaram foram à luta e buscaram novas fontes de renda através da diversificação do trabalho e produções alternativas. Com abundancia de terras férteis, a produção agrícola antes tímida deu espaço para novas áreas e a produção começou aflorar.

Hoje o distrito do Pacarana praticamente já é autossustentável, produz a maioria de seus produtos de 1ª necessidade, tais como: madeira serrada, grãos (milho, soja, café, feijão), carne, leite, hortifrutigranjeiros e as agroindústrias que começam a surgir.

Com todo esse potencial econômico surgindo forte o distrito do Pacarana tem pela frente alguns gargalos que as autoridades constituídas tem que darem respostas rápidas e permanentes. São iniciativas fortes que precisam serem implantadas para não abortar esse desenvolvimento.

A primeira delas é a rodovia 387, principal via de acesso ao distrito com extensão de 80 Km até a sede do município. A manutenção desse corredor de escoamento é crucial para garantir o desenvolvimento do Pacarana e seu entorno durante todo o ano.

O segundo gargalo é a instalação de uma torre de telefonia móvel no distrito que hoje depende exclusivamente do Watt App para se manter conectado com o mundo. Se acontecer um blackout na energia fica todo mundo isolado, sem comunicação na região.

São duas iniciativas que precisam serem trabalhadas pelas lideranças do distrito do Pacarana e levadas até as autoridades constituídas acompanhadas por cobranças enérgicas para as suas execuções por aqueles que tem a obrigação por faze-las.

Para tanto a população tem agora em outubro próximo a oportunidade de escolher as suas lideranças politicas que irão representa-los junto ao Poder Público. É o momento de reascender esses compromissos e garantir assim a manutenção do desenvolvimento da comunidade.

O distrito do Pacarana é um bom lugar para se viver, tem um povo acostumado a superar todo tipo de adversidade no seu dia a dia. Agora é chegada a hora de a comunidade do Pacarana receber a atenção que merece por parte do Poder Público.

É triste o Pacarana ficar mendigando as autoridades pela construção da praça, asfalto na Avenida Muiraquitã, caminhão pipa na seca, medico no postinho entre outras mazelas. Esse povo tem que ser respeitado e lhe dado o devido valor que merece. Executivo e Legislativo, vamos resolver mais essa, porque o meu Pacarana tem muita pressa!

Autor: Luizinho Carvalho/Jornalista e Sociólogo

Comentarios